2005-03-09

Arco-Íris - IV

A gente

Esta expressão utiliza-se na linguagem coloquial, em vez de do pronome pessoal da 1.ª pessoa do plural, nós.
O sujeito a gente, apesar de conter uma ideia colectiva, é singular e concorda com o verbo em pessoa e número - 3.ª pessoa do singular.
Ex.: A gente está à espera da Rita!

Preste atenção a esta graciosa explicação de Virgílio Couto

QUEM se preza não diz destas:
“A gente vamos” - que feio!
“ A gente vamos” - não presta,
É erro de palmo e meio!

A gente vai” - isso sim:
- Singular com singular;
Isto, parece-me a mim,
É bem fácil de acertar!

Plural, também pode ser;
Mas é “nós”, e não “ A gente”;
Nós vamos” - Está bem de ver;
“ A gente vai” - igualmente!
Virgílio Couto


Agente - que age, actua.

Ex.: A D. Maria é agente do Estado.
O pai do Bruno éagente de polícia.
A minha amiga contratou um agente secreto.
O Sr. Varandas é agente de câmbio.
Oagente provocador da revolta não é português.
O meu vizinho é agente de negócios.
A Ana é agente de informação.
O meu agente literário tratou de tudo com o editor.
Quando for grande, quero ser agente publicitário.
Em que voz encontramos o agente da passiva?

1 comentário:

Anónimo disse...

E eu quando for grande quero ser apenas GENTE!