2005-04-17

Arcio-íris - XVIII

Na sequência do arco-íris anterior, parece-me oportuno fazer algumas referências ao futuro e ao imperfeito do indicativo, para melhor compreensão do emprego que fazemos destes tempos no nosso quotidiano (cotidiano -grafia dupla)

FUTURO

O futuro expressa:

1. Factos certos ou prováveis, posteriores ao momento em que se fala.

1.1 Facto certo e próximo do momento presente.

Ex.: Amanhã acabo de ler o livro.
(advérbio ou expressão de tempo - ex.: amanhã - e o presente do indicativo do verbo - ex.: acabo)


1.2 Acção futura imediata.

Ex.: Eu vou acabar o trabalho
(presente do indicativo do verbo IR - ex.: vou - e o infinitivo do verbo - ex.: acabar)


1.3 Acção futura obrigatória, independente da vontade.

Ex.: Eu tenho de acabar o trabalho.
(presente do indicativo do verbo TER - ex.: tenho -, preposição de e o infinitivo do verbo - ex.: acabar)


1.4. Intenção de realizar uma acção.

Ex.: Eu hei-de acabar o trabalho.
( verbo HAVER -ex.: hei -, preposição de - ex.: -de - e infinitivo do verbo - ex.: acabar)


2. Factos incertos, suposições, sobre actos actuais.
Ex.: Bateram à porta. Quem será? – Seráa Rita?


PRETÉRITO IMPERFEITO

O pretérito imperfeito expressa acções e estados passadas, mas não concluídas.


1. Descreve recordações de uma época passada.

Ex.. Nesse tempo, elas brincavam com bonecas, saltavam à corda e liam histórias de encantar.


2. Descreve uma acção passada repetida habitualmente.

Ex.: Dantes eu lia e escrevia muito.


3. Apresenta um facto geral que pode opor-se ao presente.

Ex.: Em 2000 um pão custava 180$00.


4. Duas acções simultâneas: uma que está a decorrer quando acontece a outra.

Ex.: Ele estava a almoçar quando ouviu a notícia.


Alguns Advérbios e Expressões de Tempo mais Usadas com o Pretérito Imperfeito:

- antigamente;
- dantes;
- em tempos;
- nesse / naquele tempo.

1 comentário:

kanuthya disse...

Arghhhhh
quero o meu prontuário aqui!
quotidiano-cotidiano: cotidiano não se inclui apenas no português do Brasil?