2005-04-14

Mar, Maria, Mariana, Mário...

O SR. Mário!
Lá estava ele, hoje.
Sentado num banco, na avenida da praia, conversava com um imaginário interlocutor.
Não ouvi o que dizia, mas isso também não importa, porque sei que o que ele diz não faz muito sentido para as nossas "cabeças lúcidas".
O Sr. Mário imagina- se um eléctrico, (desses que circulam nas ruas de Lisboa), e calcorreia todos os dias Kms e Kms num ininterrupto "pára- arranca" solitário.

Não fala com ninguém e ninguém fala com ele!

Aqui há uns tempos atrás, ele parava para falar comigo, e chamava- me "madrinha da amizade", agradecendo a atenção que eu lhe dava: -SOU UM EXCLUIDO DA SOCIEDADE- repete ele com muita frequência.

Numa dessas tardes, o Sr. Mário (mais eléctrico do que nunca) disse- me:
- Olhe minha senhora, eu até a levava, mas na verdade não posso porque estou cheio.
Respondi: - Obrigada, mas eu preciso mesmo é de andar a pé!
E lá seguimos, eu caminhando para um lado, e ele deslizando nos seus carris imaginário, para o outro.
Então, a minha "lúcida cabeça" ficou a pensar: E se ele não tivesse a lotação esgotada, como é que eu iria recusar tão amável convite sem o ofender?

É, Sr. Mário!
Talvez que o senhor se imagine um eléctrico, para poder fingir que a sua "lotação esgotada"é afinal um numeroso e solidário grupo de Amigos.

Não me ofereça boleia, por favor, mas pode contar sempre com o meu -"Bom dia, como está?"


2 comentários:

Anónimo disse...

Não se preocupe, D. Sardinheira, porque o Sr. Mário tem sempre a lotação esgotada no seu imaginário, tal como no espaço exíguo onde mora, rodeado de tesouros, tão seus que mais ninguém lá cabe. Neste mundo, cada um faz as suas viagens!...

Anónimo disse...

Talvez um dia tenha mesmo de acompanhar o Sr. Mário... A amizade não têm tamanho e poderá caber em qualquer pequeno espaço...
Mas não se preocupe, poderá sempre caminhar a pé , falando com o seu amigo da janela do eléctrico...