2005-05-22

Arco-íris - XXIII

Os Sons e as Palavras (continuação) - timbre da vogal tónica na formação do plural

Avô e Avó

Exs.: Singular

- A minha bisavó Maria Claudina, cuja poça de banhos ainda existe, era mãe do meu avô Domingos.

- A minha avó Madalena era loura e tinha os olhos azuis.

Plural

- Os meus dois avôs - António e Domingos (eles) - eram muito altos.

- As minhas avós - Bertolina e Madalena(elas) - eram baixinhas.

- Os meus avós maternos - Madalena e Domingos (ela ele) - viveram mais anos do que os paternos.

- Respeito a memória dos meus avós (antepassados).


Lobo (ô) - animal feroz / Lobo(ó) parte mole e arredondada de um órgão.

Exs.: Os lobos (ô) escondem-se de dia e procuram as presas de noite; de Inverno, reúnem-se em alcateias.

Há pessoas, mulheres e homens, que gostam de prender brincos nos lobos (ó) das orelhas.

Sem comentários: