2005-05-15

Retalhos de Tira-Teimas - 7

BEGÓNIA - planta ornamental, de origem tropical e de cores brilhantes, rosa ou branca. Foi trazida de Santo Domingo para a Europa por um magistrado francês: Michel Bégon.

BUGANVÍLIA - planta trepadeira, proveniente da América tropical e subtropical, de flores rosa-violáceas. Chegou à Europa pelo navegador e explorador francês Luis Antoine de Bougainville.

CAMÉLIA ou rosa-do-japão - flor de grande arbusto, de cor branca, vermelha ou cor-de-rosa. Deve o seu nome ao missionário e botânico moravo George Kamel, conhecido por Camellus, que a trouxe das Filipinas para a Europa.

DÁLIA - planta ornamental, de flores de tons diversos, inodora. Foi descoberta no México pelo naturalista alemão Alexandr von Humboldt e deve o seu nome ao botânico sueco Anders Dahl, homenageado em Madrid no ano de 1789.

HORTÊNSIA - flor de arbusto, de origem chinesa e japonesa. As suas flores mudam de cor, conforme a composição do terreno em que é cultivada: cor-de-rosa, lilás, branca ou azulada. Deve o seu nome aHortense Lepante, amiga do botânico francês Commerson, que a importou.

1 comentário:

Anónimo disse...

Até versada em Botânica esta senhora é!