2005-06-15

13 de Junho

Portugal empobrecido...

13 de Junho de 1231

Santo António - Fernando -, nasceu em Lisboa no final do séc. XII e faleceu em Pádua, Itália.
Foi o primeiro professor de teologia da Ordem dos Franciscanos e escreveu vários sermões.

É patrono secundário de Portugal e conhecido em todo o mundo como o santo milagreiro e casamenteiro.


13 de Junho de 1997

Al Berto despede-se do mar, do desejo, da noite, das imagens, da poesia.

" O dia de ontem foi vivido, e pensado, intensamente; quase como um poema.
(...)
É-me sempre difícil chegar a Sines. Aqui passei a minha infância; e aqui, muitas vezes, voltei à procura daquilo que sabia ter perdido para sempre.
Quantas vezes me traiu, e amou, esta vila? Quantas vezes, com amargura, fugi dela?
(...)
Olho fixamente o fogo enquanto o passado também arde em mim - como um clarão de luz sobre o mar. Sinto que há uma estranha eternidade naquilo que amámos e foi destruído.
Ao longe, as gaivotas em voo planado sulcam a salinidade aérea do mar. Encosto a cara ao vidro turvo da janela e deixo passar o tempo."

Al Berto (1991)


13 de Junho de 2005

Eugénio de Andrade acena aos frutos, às flores, às gaivotas, ao sorriso, às palavras, num colorido... "(...) É urgente o amor, é urgente permanecer."

"(...) a propósito desta terra onde nasci, pobre como quase toda a gente do lugar, mas rico desse contacto estreito com a natureza - o sol quente de junho, os frios de dezembro, o negro lustroso das azeitonas maduras. E por cima de tudo isto, a voz de minha Mãe, infiltrando-me no sangue aquele sortilégio da poesia que ela própria trazia consigo."

Eugénio de Andrade

1 comentário:

Carolina disse...

Ó danado do dia 13!!!!