2005-06-14

Pétalas de Bem-te-Quer - 16.ª

As pétalas das palavras, do ser, do sentir, do sabor de Eugénio de Andrade enchem o universo, "ajudam alguns corações a suportar o peso do mundo"...

Digno servidor do Estado, meu colega de organismo, não na arte poética, lamentavelmente, doou...

" Durante mais de 30 anos dei, estupidamente, demasiado tempo e esforço ao organismo em que trabalhei - os Serviços Médico-Sociais. Mas é-me impossível fazer alguma coisa sem escrúpulo e seriedade e eu levei muito a sério esse meu trabalho. Comecei no lugar mais baixo, o de aspirante, ao fim de um ano era subinspector, acabei inspector-chefe. Escolhi esse emprego discreto para fugir ao fascismo - e porque nunca gostei de fazer escrita numa profissão ou servir-me da poesia como trampolim para subsecretário ou administardor".

" Uma das minha funções era instraurar processos disciplinares. Tinha e tenho a paixão da justiça, não posso deixar de me preocupar com os outros, e isso ainda me obrigava a ser mais rigoroso. FInalmente, tinha e tenho uma tendência para defender os que estão na mó debaixo, odeio a prepotência e a intolerância, o que tornava tudo mais difícil. Cheguei ao fim dessa minha actividade profissional(...) pobre como quando principiei a trabalhar: não tinha carro, não tinha casa, nem sequer uma árvore tenho que possa dizer minha: sou inocente, como vê."

"Deste modo, só quando me aposentei, há poucos anos, fiquei com mais tempo disponível para mim e, naturalmmete, para as minhas coisas, para a minha poesia."


AS AMORAS

O meu país sabe às amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
Reparo que ambém no meu país o céu é azul

Eugénio de Andrade
12-8-87

1 comentário:

kanuthya disse...

Lindas as tuas escolhas para homenagear o nosso Geninho, e felizmente já o fazíamos quando ainda habitava esta dimensão :)