2005-08-10

Contou-me...

Contou-me o Joaquim da Livraria que o João Ricardo, seu amigo e meu ex-aluno, costuma entrar na loja e perguntar:
- Então que livros tem na sua mesa de cabeceira?
Parece que o João pergunta isto a muita gente.
Achei interessante, louvável e engraçada esta curiosidade do João.
Eu também sofro daquele "mal"!
Sinto sempre uma grande e irreprimível vontade de saber o que é que cada um anda a ler.
Se estou numa livraria e alguém pede um livro, eu fico logo de ouvido alerta.
Se estou num espaço público, jardim, café, etc, e vejo algum "leitor", entra-me um frenesim e dou voltas e mais voltas, espreito, espio, aproximo-me disfarçadamente... enfim uso todos os recursos possíveis para descobrir o título do livro.
E com mágoa, confesso que raramente consigo.
Faço votos para que a "pouca vergonha " não me leve ao extremo de chegar ao pé de desconhecidos e perguntar : -Importa-se de me dizer que livro está a ler???
Certamente me mandariam "dar uma volta"!
Cá por mim confesso que gostaria que me fizessem essa pergunta!...
Na verdade, João podemos inventar um provérbio : "MOSTRA-ME O QUE LÊS, DIR-TE-EI QUEM ÉS!!!
Beijinho para ti!

1 comentário:

Anónimo disse...

Como não sei se o meu comentário seguio o destino pretendido aproveito para enviar muitos beijinhos, lapso improprio, e para dizer que continuo nos locais e transportes públicos a ver com os ouvidos, para tentar furtar com uma elevada pericia as leituras alheias. J.R.