2005-08-29

O Banho de 29 em Sines

Transcrevo as recordações do banho de 29 de alguém de Santiago, pelas particularidades, que me parecem dignas de menção e que são anteriores às da minha geração:

" (...) No dia 29 de Agosto, ainda era mais engraçado; chamava-se o banho de 29 e dizia-se que valia por nove. Todos procuravam tomar banho nesse dia que aumentava de nove o número dos que efectivamente tomavam. Não eram só as pessoas que recebiam essa benesse do mar, mas também bois, vacas, cabras,ovelhas... Muito antes de nascer o sol, os lavradores dos campos próximos dirigiam-se à praia com os seus rebanhos ou mandas para tomarem esse banho virtuoso. Apesar da hora matutina, havia muitos espectadores (...); os pastores tinham um trabalho difícil para obrigarem os animais a entrarem na água: armados de grossos cajados, distribuiam panacada a torto e a direito a faziam uma gritaria que se misturava com o berrar das cabras, o balir das ovelhas, o mugir dos bois e vacas e o rolar das ondas.

Depois do banho do gado, era o das pessoas. (...), de todas as idades, mesmo velhos trôpegos encostados a cajados penetravam na água gelada, mal se aguentando em pé, com tanto tiritar ou com o ímpeto das ondas. Às vezes era preciso pescar alguns (...) e tinham de ser aquecidos com umas copadas de aguardente, além das mantas e de fatos de fazenda (..)

Durante toda amanhã nos divertíamos à custa dos outros, mas quando chegava a vez do nosso banho era uma fita. Cada um gritava para seu lado, quando os pais ou as vizinhas forçavam os moços e as moças a entrar no mar para aproveitarem a benção (...)"

M. Assunção Vilhena

1 comentário:

Carolina disse...

Era gaiata mas lembro-me bem disto tudo.
Até a minha mãe e avó tomavam banho com a "combinação" vestida!
Bons e calmos tempos!