2005-11-17

Olha, Saramago...


"E no dia seguinte ninguém morreu."



Gostei do teu Memorial do Convento; li (gostando menos) A Jangada de Pedra.
Mais tarde, peguei noutro livro teu (esqueci o título) e não consegui terminá-lo.
Pensei: Chega de Saramago!!!
Pouca mossa te causaria esta minha "retirada", és um Nobel e tens milhões de leitores por esse mundo fora.
Todavia, a conselho de amigos, entrei na livraria e peguei no teu último livro "As Intermitências da Morte". O próprio livreiro me disse que estava a lê-lo, e que o livro era interessante.
-Pois sim, (pensei), ainda não será desta que me convencem!...
Abri o livro e li a dedicatrória: "A Pilar, minha casa"(assim mesmo, breve, sucinto e sem ponto final).
A simplicidade e a força destas 4 palavras acabou com as minhas hesitações.
Um escritor, que dedica uma obra à sua companheira, assim com esta intensidade expressiva, MERECE SER LIDO!!!!
Mais te digo, Saramago, vou na página 52 e estou a gostar. Com "olho de lince" e grande sentido de humor, fazes a análise deste "mísero mundo politiqueiro" em que vivemos.
E já agora , cumprimentos à tua companheira Pilar, tua casa (e em tua homenagem vou abolir o ponto final deste meu "escrito")

3 comentários:

kanuthya disse...

Posso dizer com toda a honestidade que não muda mesmo nada ser Nobel ou não, não gosto da escrita de vários autores consagrados, mas gosto bastante do saramgo :)
O último que li dele perturbou-me: O Homem Duplicado. Mas, para variar, ando atrasada em leituras. Não andará assim sempre quem ama ler? :)

kanuthya disse...

Ups, escapam os dedos: *Saramago

Carolina disse...

Claro! Há sempre um monte de livros na prateleira esperando a sua vez.Sou capaz de dar uma "espreitadela", nesse de que fala, já que me "reapaixonei" pelo Saramago.