2005-11-23

Segredos...


"Era uma vez um rapaz que morava numa casa no campo. Era uma casa pequena e branca, com uma chaminé muito alta por onde saía o fumo da lareira, que no Inverno estava sempre acesa, e que servia para cozinhar e para aquecer a casa."


E é assim que começa este livro do Miguel Sousa Tavares, que ele dedica ao seu filho Martim "que queria saber porque é que as estrelas não caem do céu."
O estilo da escrita faz lembrar o da sua mãe Sophia, bonito, simples e muito descritivo.
As ilustrações muito belas são da Fernanda Fragateiro.
Parece-me um bom livro para as crianças lerem, ou para ser lido em voz alta por pais ou avós aos meninos que ainda não dominem a leitura.

E já que me foi oferecido por uma amiga, informo-a que o li para mim própria em voz alta!...(Para que a menina que cá dentro existe, o pudesse escutar).
E já que de "Segredos" intitulei este "escrito", não posso deixar de transcrever a dedicatória que a minha amiga Ana me fez e que li comovida:
"Para a minha amiga Carolina, que guarda segredos no mar, no coração e no olhar e... continua a saber que «O Segredo é Amar»".
E eu respondo : Pois...

Obrigada, Ana Maria!!!

6 comentários:

a das artes disse...

Mas acredito que esta menina, um dia, vai escarrapachar muitos segredos cá para fora e EM LETRA DE FORMA.
Precisamos tod disso.
:)

Carolina disse...

Hum...nam sei...se escarrapacho ou não!!!

Anónimo disse...

E já que de segredos se fala em jeito de segredo conto que o "Segredo do Rio" foi encomendado, comprado e de presente embrulhado n'"A das Artes".
Ainda bem que te pude oferecer este livrinho que desde logo me pareceu de grande riqueza de mensagem.
As palavras têm sempre qualquer coisa de magia...

Espuma disse...

Desses segredos eu vou querer uma 1ª edição de luxo :)

Carolina disse...

Pois terá a sua edição!!...

Carolina disse...

Para a Ana : Obrigada pela visita e pelo livro!!