2006-07-13

Saara!


O Deserto do Saara é o maior deserto do Mundo.
Localiza- se na África do Norte e tem uma área total de
9 065 000 Km2.
O Nome Saara é a transliteração de uma palavra árabe que, por sua vez é a tradução da palavra "tuaregue".
Vivem cerca de 2,5 milhões de tuaregues na área do Saara distribuídos por vários países africanos.
Chamam- se a eles próprios: IMASHAGEN "os livres"!
Tuaregue significa "abandonado pelos deuses".

Nota: Transliteração, representação das letras de um vocábulo duma língua pelas letras correspondentes doutra língua.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim,"Sra. Professora!"
Afinal são milhões!
A minha Enciclopédia Geográfica diz que são muito menos.Referi-me
apenas ao Sara Ocidental.Fiquei preocupada porque a minha pesquisa não batia certa.Sendo assim estou esclarecida.
Dizem também, que os "tuaregues" são homens muito bonitos!
Pena andarem tão "escondidos."
Obrigada Carolina.
T.A.

Carolina disse...

Claro que que o teu comentário estava correcto.
A população que eu refiro diz respeito a todo o Saara, englobando: Mauritânia,Marrocos, Líbia, Egipto, Mali, Níger, Argélis, Tunísia, Sudão e Chade.
As coisas que nós sabemos!!!...
(Viva o Google...)
bjhs

kanuthya disse...

O vento do Saara passando pela costa alentejana leva ares da cultura moçárabe do nosso Alentejo. ela predomina nas planícies interiores, mas de vez em quando visita o nosso mar :)
Já viu Um chá no Deserto, do Bertolucci?

Carolina disse...

Não vi, não!
Mas deve ser mt interessante.
Vou fixar o nome para tentar ver.
bjs