2007-11-11

Jasmim!

(Porque no fim de semana passado dormi em Portel no Hotel "Refúgio da Vila", em cujos jardins, esta planta perfumava a noite.)


Cultivado em larga escala na Europa, o Jasmim é uma planta de origem árabe muito apreciada pela beleza e, principalmente, pelo aroma de suas flores, em geral brancas, mas também encontradas na cor amarela.
Seu poderoso aroma é capaz de produzir diversas sensações olfativas, definidas pelos especialistas como floral, calor, animal, frutífero e outros. Devido essa variedade de sensações olfativas que produz, o Jasmim é intimamente relacionado ao mundo da perfumaria, sendo, para isso, mais utilizadas as flores brancas.
Floresce desde o verão até o outono e, mesmo que tenha sido reduzido o cultivo do jasmim, comparando com o passado recente, suas flores são indispensáveis na indústria de perfumes. O valor decorativo das flores de Jasmim, decorrente de sua apreciada beleza, também é bastante importante, sendo ele utilizado freqüentemente em jardins, praças, parques e muros, emprestando seu aspecto feliz e belo às cidades.
O Jasmim é também muito utilizado na culinária e em diversos tipos de cosméticos.Seus mais de 200 tipos, entre arbustos e trepadeiras, requerem alguns cuidados, necessitando de sol, podas freqüentes e solo húmido. Além disso, é necessário supervisionar o seu crescimento, porque que este se dá muito rapidamente, excedendo as expectativas de quem o cultiva, podando-o regularmente. É mais seguro, que por serem flores tóxicas, sejam mantidos fora do alcance das crianças e dos bichinhos de estimação.
As flores do Jasmim são consideradas a rainha das flores na aromaterapia, trazendo sorte e alegria, com seu perfume exótico, envolvente, intenso, marcante e afrodisíaco, que se acentua mais durante a noite, aguçando de maneira sublime a sensualidade.
Flores de Jasmim para presente, podem transmitir diversos sentimentos, mas seu maior recado é a elegantíssima declaração de amor àquela pessoa especial.
Flores Jasmim :
Curiosidades » A primeira muda de Jasmim a chegar na Europa e, conseqüentemente, no Ocidente, veio da Pérsia no século XVI.
Na Sicília, em tempos remotos, acreditava-se o Jasmim tinha poderes divinatórios, assim as bruxas o utilizavam para tirar o amor dos corações dos homens. Costuma-se dizer que toda a Tunísia, país que tem essas flores como símbolo, cheira a perfume de jasmim. Na China é tradição beber o chá feito de Jasmim.

10 comentários:

Formigadaterra disse...

Olá Tia

Já bebi chá de jasmim e tem um sabor muito frutado.
Saudações
Formiga

Carolina disse...

Oi,sobrinho"Formiga"!

Pois parece que os chineses são "fans" do chá de jasmim.
Cuidado, diz que é tóxica!
Mas digo~lhe que tem um perfume fantástico. Mas, curiosamente só de noite ele é intenso.Penso que a flor só está aberta depois do pôr- do-sol.
Será timidez?...
;) tia carolina

António Gil disse...

O que eu aprendi contigo sobre o Jasmim. Até o nome é perfumado e nos remete para algo indefenido e misterioso!
Um abraço, Carolina e obrigado pelos teus ensinamentos.

Anónimo disse...

Sabes o que te digo, Gil? Isto está mesmo a pedir que RECOMECEMOS com a escrita. Penso que o GRUPO anda inspirado!
O mais tardar em Janeiro, "bora lá partilhar a escrita"!!!
Talvez que desta vez o Homem não ande na beira-mar. Talvez ande num deserto e não havendo concha, desta vez encontre uma flor de jasmim!!! E talvez que desta vez ele a guarde no bolso.Ou quem sabe desta vez não a vai atirar aos cactos do deserto?! Talvez!...
;))

Anónimo disse...

Por acaso já bebi o chá de JASMIM, é muito bom andamos todos a precisar de umas lições, deve de ser muito bonito esse sítio e o cheiro do jasmim deve de ser bom, pois ao pôr do sol deve de ter mais cheiro, um bom fim de semana.

lami disse...

Se te encanta o jasmim
Com seu aroma precioso
Planta-o no teu jardim
Num recanto caloroso!

Carolina disse...

É o que penso fazer
Nem que seja na varanda
Para deixae encantado
Quem na minha rua anda!
;-)))

Anónimo disse...

Sim senhor a nossa amiga anda muito viajada !!!
Gostei muito de ler sobre essa tão linda planta chamado " Jasmim "
Um abraço e até amanhã, bj

O céu da Céu disse...

Que cheirinho anda no ar...aprender até morrer...já dizia a minha avó.E que coisas bonitas que a minha amiga Carol sabe!Obrigada.

Jelicopedres disse...

Para mim Carol... "O Senhor Chá, de Jasmim"!
Ou então, na composição do meu perfume.
Só lhe acrescentava, algumas especiarias!
Beijo para ti amiga.