2010-01-26

À beira do paraíso...

(A Lagoa e o Steve na barca que ele próprio construiu)
Fui visitar a Zília e ela, "Senhora da Lagoa", prontificou-se a mostrar-me os seus domínios. Lá me meti no seu carrinho e, por azinhagas e trilhos talhados no pinhal, chegámos à sua amada Lagoa. Não aquela margem que vocês conhecem do lado da Costa de Santo André, mas a outra margem no interior, oposta à praia.
Galeirões nadavam placidamente na água. Algumas aves levantavam voo. De todas elas a Zília sabia o nome: corvo marinho, mergulhão e, isso não vimos, mas ela diz que até belos e elegantes flamingos existem por ali.
O silêncio era "rei"naquele espaço idílico.
De repente, deslizando suave e silenciosa, uma barca surgiu de entre os juncos.
- Olha o Steve! - disse a Zília.
E o Steve, a Patricia (sua mulher) e a Laura (2 anos de idade), aproximaram-se.
O Nico, orelhas fora da água, nadava seguindo a barca dos donos.
Uns minutos de conversa sobre a vida e sobre aquele lugar...e lá desapareceram eles de novo por entre os juncos, dirigindo-se para a casinha onde moram " à beira do paraíso" a 50 metros da Lagoa.
Não pude deixar de me encantar com aquela vida de qualidade, com a riqueza daquela menina, ali, em contacto com a Natureza, enquanto outras crianças vivem em apartamentos, onde pouco ou nada parece faltar mas...ONDE FALTA TUDO!
E eu voltei para casa pensando: " Tenho que contar isto às pessoas"!
E por isso, aqui vos deixo o meu relato!

18 comentários:

Lena Tereno disse...

Fizeste bem. Conheço todas essas margens que são uma delícia, especialmente na Primavera. Também conheço o Steve ,além de simpático havias de ver as maravilhas que faz com as mãos, particularmente em madeira. Os pais 8outros dois encantos de pessoas) compraram um monte que ele restaurou. Irias ficar mais uma vez deliciada. E confirmo que por vezes há flamingos,sim,
de várias cores consoante as idades. E também se encontram algumas vacas e até cavalos. É um mundo de maravilhas, sobretudo a zonas dos poços. Adoro o "Poço do Bate-Cu"...Chama-se assim mesmo e é uma zona linda

Celeste disse...

Amiga,na realidade a nossa lagoa é mesmo um lugar lindo, paradísiaco.
Parabéns por teres desfrutado desse passeio.
Quando tiveres convites destes....não te esqueças das amigas.
Beijinhos

lami disse...

A Lagoa tem recantos, lugares calmos e lindos onde desfrutas uma paz e uma luz únicas!
Muita gente só conhece aquela lagoa onde o asfalto nos leva mas é percorrendo os caminhos, passando os montes e muitas vezes só caminhando a pé que podemos realmente desfrutar de lugares sem paralelo! Não te esqueças Carolina, vai mais vezes :)

Carolina disse...

Lena, pois já me disseram que o Steve é um artista a trabalhar a madeira. E acho que barcas já fez duas.
O Poço do Bate-Cu é que desconheço, mas vou perguntar à Zíia que certamente sabe onde fica!
: )

Carolina disse...

Celeste e Laura, vocês devem conhecer bem tudo isso quando fazem as belas caminhadas. Deve ser muito agradável percorrer essas veredas e trilhos!!!
;:)

Sentidamente disse...

Esse teu texto, tão bem escrito, retrato dum local lindo, envolto numa paz idílica, com pessoas simples mas valorosas, calmas, e felizes, lembrou-me um dia, no Verão de 2008, quando fui no âmbito do projecto Ciência Viva, numa visita à Lagoa de Santo André. O acompanhamento feito por duas geólogas, deu-nos a conhecer a formação ao longo dos tempos de toda a parte abaixo do Tejo, até à Lagoa de Santo André. Fizemos uma paragem na Arrábida e lá de cima tivemos a explicação sobre a formação da Península (restinga) de Tróia que continua a crescer. Almoçámos num parque de campismo em Tróia e soubemos sobre a formação das arribas (não falésias como habitualmente se diz e como eu, poeticamente continuo a dizer). Depois na Lagoa, falaram-nos sobre as dunas e no Monte do Paio tivemos mais explicações sobre o que tendencialmente a Lagoa tem vindo a ser, com visualização de documentário sobre a sua junção anual com o Mar. Fizemos no terreno, a recolha de sedimentos profundos, numa zona agora seca, mas que em tempos esteve alagada. Depois demos um giro pelas zonas circundantes e visitámos os tais poços, penso que três, um deles chamado do Barba Azul, por qualquer motivo, o mesmo nome dum famoso pirata. Foi um dia em que muito aprendi, e conheci os locais “com olhos de ver”, mesmo aqueles onde tantas vezes já tinha ido. Num outro dia, fiz idêntico passeio, mas à Lagoa de Óbidos. Estas iniciativas da Ciência Viva são excelentes.
Um beijinho

Jelicopedres disse...

Linda menina que vai ao encontro da Natureza sempre que o seu coração lhe diz que, o melhor é não ficar em casa o dia todo...
Porque, lá fora a vida está a passar com tanto ainda para mostrar.
É linda aquela zona da Lagoa, também já percorri a pé alguns dos locais aqui mencionados pela Juja.
E gosto sempre de voltar ali, mesmo à beira do paraíso...!
Beijinhos grandes:)

Anónimo disse...

Amiga Carolina,fiquei encantada!Como deu voz á minha lagoa!
Ondde eu brinquei em menina de cabelos soltos ao vento,pèzitos descalços chapinhando naquelas águas,vendo o meu pai chegar da pesca na barca.Enfim...onde eu fui tão feliz!
Que coisas lindas me vieram á memória,as brincadeiras,os passeios de barca...quando a lagoa ia ao mar era um dia de festa,o peixe saltava, até á mão se apanhava.
Foram os meus bísavós,juntos com outras famílias que vieram da Murtoza,zona de Aveiro,povoar o Costa de Sto André.Eram pescadores da enguia e foram eles que troxeram o modelo das barcas.
Obrigada,foi tão bom recordar!

Beijinhos Raquel Cruz

Carolina disse...

Juja, que belo passeio tu deste.Sempre interessada na cultura!
;)

Carolina disse...

Jelica, temos que perguntar à Zília que história é essa do poço do Barba Azul, poço do Bate-Cu, etc.
Disso ela ainda ñ me falou.
Qualquer dia vou fazer nova investigação ao local!
Olaré!
(*_*)

Carolina disse...

Amiga Raquel, que bom que esta postagem lhe tenha trazido belas memórias da infância!
É sempre bom recordar os tempos da meninice feliz!
bjhs

O céu da Céu disse...

Que a minha amiga Carol era apaixonada pelo mar e pelas gaivotas já eu sabia. Agora junta-lhe a Lagoa,os galeirões e os flamingos. E com esta mistura fez despertar nas amigas o desejo de revisitar esses lugares e conhecer o Steve e os seus trabalhos.
Bjs

dulce c. disse...

hás-de (?) levar-me lá quando vier a primavera,deve ser um sonho.obrigada às duas (Carol e Zília)pela partilha .Obrigada.
Dulce C. (sim de Almada)

isabel disse...

Obrigada pela descrição detalhada do paraíso para aguçar a curiosidade daqueles que não conhecem o lugar. Também gostei da descrição em italiano. Ma tu parli molto bene italiano, felicitazioni.
Bacio

Carolina disse...

Ó Dulcinha de Almada, claro que vamos lá. Está prometido!
bjhs

Carolina disse...

Olha Sabelinha, tu e a Lena é que "parlam" mt bem!
Vero!
Baci
;)

António Silva disse...

Carolina
Espreitei o seu blogue para ver e parei neste texto que li e fiquei encantado com a descrição e a alegria de contactar a natureza na Lagoa de S. André,onde ainda há qualidade de vida e da sua pena dos meninos fechados em apartamentos que têm tudo e não têm nada.
Gostei.
António Silva

Carolina disse...

Muito gosto em "conhecê-lo", António Silva. Volte sempre.
:)