2005-03-19

Pai

Pai do Céu, obrigada por tudo! Ajudai o mundo interior, particularmente os mais necessitados!
Pai Nosso Pequenino (...) - foi a D. Maria, grande e inesquecível amiga, quem o ensinou aos meus meninos, mas era tão pequenino, que acho que nunca o aprendi...
Pai Natal, criação do mundo, substituto do Menino Jesus, de quem se festeja o nascimento em data e contexto especiais...
Pai adoptivo, o que ama, porque ama.
Pai biológico, o que deu o ser.
Pai presente, aquele com quem se conta.
Pai ausente, ama, mas esquece-se ou não sabe ou não pode estar com...
Pai em "parte-time" - representação do pai da sociedade contemporânea.
Pai de família, o que tem mulher e filhos.
Pai de todos, Deus.
Pai velho, "burro".
Pai dos cristãos, sacerdote, conversor.
Pai João, pai Francisco, pai legítimo, dos filhos do casamento legítimo.
Pai de daia, homem que enjoa muito.
Pai putativo, o que passa por pai dos filhos de outro.
Pai da pátria, deputado da nação.
Pai dos meninos, o que olhava pelos enjeitados.
Pai paulino, o "esperto".
Pai gonçalo, marido dominado pela mulher; fraco.
Pai da história, Heródoto.
Pai nobre, actor encarregado do papel de pai (tragédia e alta comédia)

PAI-DA-VIDA, homem bondoso, indulgente, O MEU PAI, único, carinhoso, amigo, presente, exemplar , que homenageio no Dia do Pai com um terno, reconhecido e saudoso MUITO OBRIGADA!

Àqueles que não o têm, de facto, aos que não o conheceram ou que sabendo da sua existência se sentem orfãos, coragem! Façam tudo para ser gente grande! Mãos à obra!


POEMA DE UM PAI

Não é a tua mão
filha

que eu levo
na minha mão

é uma raiz
que eu planto em mim mesmo
António Reis

Bom dia de S. José!

Sem comentários: