2005-04-15

O Sócrates antes do José

O Sócrates da História da Filosofia não publicou nenhuma obra escrita, mas foi um excelente comunicador com os seus concidadãos - nas reuniões, festas, ginásios, assembleias - e influenciou gerações.
O seu aspecto humilde contratava com a sua inteligência e capacidade de argumentação.
Participou em batalhas, evidenciando-se pela sua coragem, patriotismo e resistência física, mas achava que lhe tinha sido confiada a missão de levar os seus conterrâneos a conhecerem-se a si mesmos.
Tradicionalmente, ficou conhecido como o filósofo douta ignorância - só sabia que não sabia; abriu o caminho para a lógica clássica; conduziu os outros à abertura para a sabedoria e à purificação do espírito, utilizando o método interrogativo, que apelava à reflexão; defendia que ninguém erra voluntariamente
Segundo Aristóteles, "trouxe a Filosofia do Céu para aTerra" - desviou a atenção dos pensadores da Natureza física para o Homem.
Foi injustamente acusado de corromper a juventude e de introduzir novos deuses na cidade, tendo acabado por ser condenado à morte e a ingerir cicuta, o que enfrentou com estoicismo.
Platão, seu discípulo, apresenta-nos a sua filosofia nos Diálogos e descreve a sua morte, de forma idealizada, no Fédon.

2 comentários:

Carolina disse...

Grande conhecedora da matéria!....
E amiga de nos elucidar.
Mt obrigada!

Anónimo disse...

Mas entre os dois Sócrates eu talvez me ajeitasse melhor com o político, política à parte...