2005-04-23

Retalhos de Tira-Teimas - 4

ÁGUA-DE-COLÓNIA - perfume obtido a partir da mistura de óleos cítricos (bergamota, limão, alecrim, etc.) com álcool.
Foi inventada por Giovanni Farina, químico italiano, no começo do século XVIII, que na época residia no n.º 4711 da Glockengasse - Colónia.
Consta que o n.º da porta - 4711 - no rótulo é a garantia da autentiicdade do produto.


BIC - nome de uma empresa de produção de canetas criada pelo barão Marcel Bich com as três primeiras letras do seu apelido, no início de 1950, que acabou por universalizar as Bic.


CARTIER - sobrenome de um francês, Louis Cartier, que em 1847 era um simples aprendiz de joalharia. Bom desenhador, dedicou-se às pedras preciosas e adquiiu a ourivesaria onde trabalhava, em Paris.
A Casa Cartier atraiu clientes aristocratas e impôs-se com a criação do relógio de pulso Cartier em 1904.


GILETE - marca de uma lâmina que tornou o seu fabricante, o norte-americano Charlie Gillette, um dos maiores milionários dos Estados Unidos, o King Gillette.
Actualmente este vocábulo emprega-se para designar qualquer lâmina de barbear.


NOBEL - Alfred Nobel, nascido em Estocolmo, no dia 21 de Outubro de 1833, químico, inventou a dinamite, em 1866, registou trezentos e cinquenta e cinco patentes, distinguiu-se como poligota e viajante permanente e instituiu uma fundação encarregada de atribuir anualmente os Prémios Nobel, destinados aos sábios, literatos e filantropos, sem distinção da nacionalidade.

Em 1901, data do quinto aniversário da sua morte, foram entregues os primeiros Prémios Nobel, em cerimónia presidida pelo rei Óscar II da Suécia.

Sem comentários: