2005-04-23

Sabores à Portuguesa - VI

Açorda Alentejana

A açorda é uma sopa de pão, também conhecida por sopa azeiteira, muito saborosa e aromatizada com coentros, poejos ou ambos, consoante a zona, que se expandiu do Alentejo por todo o país.

Na região da sua origem, é servida como refeição, acompanhada por azeitonas - e peixe frito, no litoral - e preparada com água previamente fervida, ou onde se cozeu bacalhau, que depois se desfia.
Juntam-se ovos escalfados ou misturam-se crus e mexem-se com o têmpero, antes de se adicionar a água, à moda do Mano Zé.

Ingredientes

1/2 dl de azeite
2 dentes de alho
2 ovos
200 g de pão duro
1 molho de coentros, poejos ou ambos
água e sal q.b.
1 ou 2 postas de bacalhau demolhado (facultativo)


Preparação

Coloque numa terrina: os alhos e os coentros (ou / e poejos) picados ou esmagados num almofariz, o azeite e o pão cortado em fatias (pequenas ou médias).

Retire alguma água previamente fervida ou a do bacalhau e escalfe os ovos.

Deite a restante água, a ferver, (pode juntar a que sobrou dos ovos) sobre o preparado - utilize um passador de rede, se for a do bacalhau - mexa, prove o caldo e rectifique de sal.

Tape a terrina e aguarde um pouco até o pão amolecer ou sirva de imediato, se o preferir mais rijo, deite nos pratos e guarneça com os ovos, caso não opte pela deliciosa particularidade do Mano Zé.

BOM APETITE!

Sem comentários: