2005-05-21

Papel Mata-Borrão - 13.º pingo de tinta

Hora adiantada para sair do trabalho numa sexta-feira, passos lentos, contemplação das folhas dançantes, respiração suspensa para saborear o seu som fino e melodioso de nascente, festival de andorinhas irrequietas e apressadas assobiando em vários sentidos, lua serena e misteriosa,
tentando acalmar a Primavera sedenta e descontente, alvoroço no jardim, águas do lago arrepiadas...

Na mente, imagens enternecedoras da expectativa de uma prima no início do processo para o seu casamento e do nervosismo no ensaio de dois jovens nubentes, ela apressada e entusiasta, ele calmo e ponderado, mas ambos irradiando felicidade!

Apeteceu-me cantar-lhes o Sinal do Sebastião da Gama

Quanto amor me tens,
com amor te pago
- Trago-te no dedo,
num anel que trago.

Num anel redondo,
todo de oiro fino,
que é o teu sinal,
que é o teu destino.

Este anel me basta
pra bater-e à porta.
Truz! truz! truz! - na rua
como o frio corta!

Como a chuva cai,
como o vento mia!
Mas abriste logo,
que eu é que batia.

(Que outro anel tivera
som que te chamasse?)
Já teu vinho bebo,
pra que o frio me passe;

já na tua cama
me aconchego e deito;
já te chamo esposa,
peito contra peito.

como tudo é simples,
como é tudo imenso!
Ó mistério enorme,
de um anel suspenso!

E eis, na tua mão,
num anel igual,
brilha o teu destino,
luz o meu sinal.

1 comentário:

kanuthya disse...

Adoro poder compartilhar os teus olhares únicos! :)