2005-07-05

Sabores à Portuguesa - XII

Alconomias

São uma delícia, doce recordação da feira de Santo André da minha infância, misturada com os colares de bolotas, que senhoras de lenço na cabeça, " bem encaradas" e simpáticas, ou senhores de chapéu e bigode ofereciam à clientela a troco de alguns tostões.

Ingredientes

1Kg de açúcar
1/2 l de pinhão torrado
2 kg de farinha torrada
1/2 l de água

Preparação

Coloca-se a água num tacho, adiciona-se o açúcar e leva-se ao lume até fazer ponto. Junta-se o pinhão torrado e a farinha aos poucos e mexe-se até formar uma bola.

Põe-se a bola numa mesa previamente polvilhada com farinha e tende-se com um rolo.
Corta-se às tiras na diagonal.


E esta, pessoal de Santiago com panelas mágicas para confecção de todo o tipo de comida?!...

Bom apetite!

3 comentários:

Carolina disse...

Pois saiba que eu, nascida e criada em Santiago sempre disse essa palavra errada: "alcomonia". Cá registo, e prometo nunca mais errar!!!
Espero...

Carolina disse...

Mas...cá voltando. Saiba a amiga que nos meus dois dicionários (pesando um deles 9 kgs),só encontrei as palavras: alcomonia e alcamonia como : massa feita de melaço e farinha de mandioca.
Então...fiquei baralhada!
Podia esclarecer???

Anónimo disse...

desde pequeno que comia alconomias e sempre qiz saber a receita, nem oos padrinhos da minha mãe que são de S. cac+em a sabiam, obrigado!