2005-08-12

Dar livros.

O verdadeiro "dador" de livros, não compra livros para dar!
Informa-se discretamente do gosto do "presenteado", porque sabe que um livro que se recebe pode ser uma fonte de prazer ou um grande suplício (passe o exagero...).
Assim sendo, e porque o Duarte também sabe que os livros são para ser gostados, vou contar como tudo se passou.
Entrei na livraria e anunciei em voz bem alta (para me ouvir a mim própria e resistir às tentações):
- HOJE SÓ VENHO VÊ-LO (ao Livreiro, tenho um"fraquito"por ele) NÃO VENHO COMPRAR NADA!
Resposta (amável...deve ser por isso que eu tenho o tal "fraquito") :
-RAIO DA MULHER! !! EU OBRIGO, LÁ, ALGUÉM A COMPRAR LIVROS???!!!
Nem respondi! (A "gente assim", não se dá confiança!!! )
Deambulei pelas estantes e daí a minutos já estava ao balcão com dois livros.
Na verdade, não é o Livreiro que obriga, mas deve ter pacto com os livros.
(Gente desta é capaz de tudo!!!).
Pois, é que os livros começam a abanar as lombadas, a fazer um "chinfrim" com as folhas, a assobiar uns "psst...psst" com as badanas, a exalar uns vapores hipnóticos!!...
O que se sabe é que pessoas como eu "facilmente manobráveis "caem que nem patinhos!
Ele disse:
- Pague um e deixe aí o outro porque há alguém que lhe que oferecer um livro!
Fiquei muito intrigada e lá saí com o meu livrito.
( Dei voltas ao miolo e das 2 ou 3 hipóteses, que congeminei, confesso que o Duarte me passou pela cabeça...).
Ontem, voltei e parei o carro à porta da livraria e o Joaquim lá me entregou, o livro que eu escolhera na véspera e informou: É O DUARTE QUE OFERECE!
E o livro que ESCOLHI (sem saber que não era eu a pagar), chama-se:
"Uma Nuvem Num Pote De Barro" , o autor Miguel de Castro Henriques.
(Como a conversa já vai longa, amanhã voltarei ao tema para falar dos livros, eles próprios!!!)

2 comentários:

a das artes disse...

Os bons corações sempre se encontram...

Carolina disse...

Lá isso é verdade!...Cá por mim, ando sempre de lupa, não se me vá algum escapar!
Lupa e trela nas aurículas.
Os ventrículos que se lixem!!!
E convém estar bem relacionado com a aorta. Nunca se sabe...