2005-08-17

Linhas e Entrelinhas - XV

A ANA DE CASTRO OSÓRIO*

Macau, 3 de Junho de 1921

Minha bondosa amiga

Escrevo esta ao largar do vapor de Hong Kong, para ser portador dela o meu amigo Sr. Raul Boaventura Real, meu antigo companheiro da maçonaria daqui - que muito deseja ser-lhe apresentado, e que eu muito estimo a minha bondosa amiga tenha ocasião de conhecer e ouvir.

Sobre os muitos assuntos que me acodem à mente em turbilhão (o que eu queria estar aí a conversar), escrever-lhe-ei ainda hoja, sem falta, uma carta tão extensa quanto a minha anemia mental o permitir.

Mas não quero deixar de agradecer-lhe, penhoradíssimo, a publicação da esquecida Clepsidra, e os cuidados da disposição (que é como eu próprio a faria) e da ortografia.

Igualmente me cativou a notícia da conferência feita pelo João, que tão meu amigo é e cujo fino e equilibardo talento eu tanto aprecio. Não haveria meio de eu a poder ler?

Acredite que foi das mais doces comoções da minha vida e da minha surpresa, ao ver assim evocada a carinhada diante dos meus próprios olhos a minha pobre alma - há tantos anos morta...

Muitas saudades para todos; e, por tudo, lhe beijo reconhecido a mão.

Camilo Pessanha

P.S. - Seria uma iniquidade pedir-lhe que me escrevesse; mas, quando houver jornais, continuo a pedir-lhe que não se esqueça de me mandar um ou outro, de vez em qaundo - e que eu reconheça no endereço a sua letra. É também para mim uma doce evocação familiar.


* Escritora e pedagoga portuguesa (1872-1935), natural de Mangualde, fundadora da literatura infantil em Portugal.

Sem comentários: