2005-10-02

Linhas e Entrelinhas - XIX

França, 1669 – 1.ª publicação de LETTRES PORTUGAISES, retrato de amor entre uma religiosa portuguesa, Mariana, e um fidalgo francês, Sr. de Chamilly.

Artifício literário ou verdadeira expansão de uma louca paixão da freira de Beja, as CARTAS PORTUGUESAS constituem uma obra-prima da literatura universal.

Saboreemos alguns excertos da obra:

“ Considera, meu amor, até que ponto foste imprevidente! Oh!, infeliz, que foste enganado e a mim enganaste também com esperanças ilusórias. Uma paixão sobre a qual tinhas feito tanto projectos de prazeres (…).

E esta ausência (…) há-de então privar-me para sempre de fitar esses olhos onde eu via tanto amor, esses olhos que me faziam saborear emoções que me cumulavam de alegria, que eram o meu tudo, a tal ponto que deles só precisava para viver? (…)

Como podem ter-se tornado tão cruéis as lembranças de momentos tão agradáveis? (…)

Mas não importa! Estou decidida a adorar-te toda a vida e a não ter olhos para mais ninguém (…)

Se me fosse possível sair deste malfadado claustro, não esperaria em Portugal que se cumprissem as tuas promessas: iria eu, sem qualquer inibição, procurar-te, seguir-te e amar-te por toda a parte.(…)

Lamento, só por amor de ti, os prazeres infinitos que perdeste (…) e terias experimentado que se é muito mais feliz e que se sente algo de bem mais tocante quando se ama com violência do que quando se é amado! (…)

Mas, finalmente, regressei deste encantamento. (…)

É preciso que o deixe e que não volte a pensar em si. Julgo mesmo que não voltarei a escrever-lhe. Tenho alguma obrigação de lhe dar contas dos meus actos?”

Nota: espero poder mostrar-vos neste espaço, ou nalgum bloque “próximo”, a capa da edição supracitada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não há por ninguém que lhe escreva uma carta de Amor???
Está tudo cego!!!
Quem sabe?
Talvez eu arrisque...