2006-10-19

Desabafos de um Caderno Diário!


( A pedido da minha afilhada Carolina Jerónimo Santos, que tem dez anos, transcrevo um texto da sua autoria)

O CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA A FALAR

É pá, calem-se lápis e borrachinhas. Eu quero contar uma história sobre todos os cadernos. Calem-se, calem-se, calem-se!!!
Eu sou um caderno de escola e a minha dona é maluca, põe-me na mochila "à balda".
O meu colega estrangeiro, o que fala inglês, já está todo esborrachado e ainda só tem um mês de uso. A minha dona já perdeu um outro meu colega. Esse chamava-se "Estudo Não Acompanhado", que tem a mania de pôr a palvra NÃO em todas as frases. Amigo, tens que tratar dos erros!...
Eu tenho tudo em ordem; os sumários, a letra, os apontamentos...
Às vezes sinto comichão, abro-me todo e vejo as letras a jogar à apanhada e outras com malas.
Olho para a minha frente e vejo-as a construírem uma casa noutro caderno. Parece que se querem mudar.
Não querem que eu conte a história toda?
Está bem, conto só metade.
Bem, continuando; o meu amigo Dossier coitado já deve estar todo marreco porque ficou no meio dos livros dentro de uma mochila que pesa uma tonelada.
Agora vamos falar dos livros.
Os livros de História são muito "lembriscos" só querem escrever coisas difíceis e a minha dona não se dá com aquilo.Os livros de Matemática só querem fazer filhos. À minha dona já dói as costas de carregar tantos filhos (livros); tem de andar carregada. É uma desgraça!
O livro de EVT não deve servir para nada, só chateia de tanto dizer para toda a gente olhar os seus desenhos.
Os livros de Música já me "enjoam" de tanto ouvir instrumentos a tocar: violinos, flautas, etc.
E é tudo!
Todos os cadernos e livros têm defeitos!

(E acrescento eu - a madrinha)- : Se calhar os livros e os cadernos são como as pessoas. Têm defeitos, mas também têm QUALIDADES, e devem, por isso, ser estimados e bem tratados. Não te esqueças disso minha linda Afilhada!)

E aqui ficou o texto da Carol, feito com muita imaginação. Eu trancrevi-o na íntegra, limitando-me a acrescentar uns pontos aqui, umas vírgulas ali...

12 comentários:

Anónimo disse...

obrigado minha querida madrinha
cheguei a casa e fui logo ver.
bjs da familia.

Carolina disse...

Bjs para ti também, minha futura escritora!!!
Está mt bonito o teu texto!

Anónimo disse...

Olá Carolina!!!
Adorei este textinho é fantástico, parabéns à autora vai ter carreira claro têm a quem sair!!!

Bjs para as duas carolinas

Anónimo disse...

yupiiii! Já tenho um comentário,que bom!!!!!!

Carolina disse...

Calma, afilhada!
Mesmo que não ponham comentários, muitas pessoas vão ler e gostar do teu texto.
Vamos agradecer esse comentário, apesar de anónimo.É certamente alguém simpático e que certamente tem nome. Porque não diz quem é???
:))))

Anónimo disse...

(Amiga Carolina) adorei o texto da tua querida afilhada,uma menina com 10 anos e com uma grande imaginação, vai em frente minha querida (Carol) vais longe, gostei muito será que vai sair daqui uma grande escritora!!! sou a Ana Esperança amiga da tua querida madrinha,de longa data,muitos bjs.para as duas Carolinas.....

Anónimo disse...

Ana Esperança amiga Carolina têns uma afilhada,que vai longe pois o texto está com uma grande imaginação,da-lhe um bjs meu ela que escreva sempre assim...com 10 anos está maravilhoso, Parabêns

Carolina disse...

Carolita, parece que o pessoal gostou do teu texto.
bjhs

Anónimo disse...

Pois é...primita parece que sim!!!!Começo a ser famosa!!!

Obrigada, Ana Esperança! És muito simpática!

Bjs e não se esqueçam de comentar!!!

a das artes disse...

Maravilhoso! Liiinda menina! Continua, mas sem convencimentos! Escreve (bem) o que te apetecer esperando que te agrade a ti em primeiro lugar. Parabéns.

Anónimo disse...

Eu gostei da tua história Carol.
A tua imaginação é fértil.
Adorei aquela parte,(o meu amigo
Dossier coitado já deve estar todo marreco porque ficou no meio dos livros...)
Sabes Carol,sempre morei ao pé de escolas,vejo todos os dias crianças com as tais mochilas que com afirmas na tua história pesam "toneladas", entretanto há outros que tranportam os seus livros,numas mochilas com rodinhas.Numa história como a tua,"esses,os livros" iriam cantando e rindo...não achas? Continua,como a madrinha Carolina, que,letras são com Ela.
Um graaaannnndddde sorriso para ti.PARABÉNS!
teresinha

Anónimo disse...

Ah... minha linda "primita" , os meus parabéns pela paciência que tens em aturar essa "malta" . Eu faço ideia a confusão que vai dentro da tua mala quando se juntam "todos".
Sim senhora belo texto , aliás fizeste-o de uma forma que conseguistes dar vida a quem a não tem.
Olha ... qualquer dia conto-te uma conversa que ouvi entre dois "peixes" que encontrei no fundo do mar.
Um beijinho do primo "do body board".
JP