2008-12-24

Era assim, naquele tempo...

(Texto da minha amiga Juja, em resposta a um comentário meu)
Essa das pratinhas comoveu-me e transportou-me ao passado.
O meu pai a chegar.
Eu e o meu irmão vasculhando-lhe os bolsos na procura dum chocolate...
Havia sempre um chocolate. Depois, as pratinhas coloridas e de diferentes desenhos,"muito bem alisadas com a unha do dedo polegar" iam direitinhas para o meu livro da primeira classe que aguardava a minha entrada na escola.
No Natal, havia reforço de chocolates e no sapatinho, por magia do Menino Jesus,lá apareciam as tais sombrinhas, os animaizinhos e um conjunto de pequenas tabletes atadas com uma fitinha.
Enfim, era uma doçura e ainda é recordar esses momentos...
Ah! Resta-me acrescentar que quando finalmente fui para a primeira classe,ganhei a admiração das minhas colegas quando descobriram o meu livro repleto de pratinhas e tive várias propostas de trocas.
Vê só quantas lembranças me provocaste.
Um grande beijinho e o desejo de Bom Natal.
Juja
23/12/08 23:00

(E eu aproveito para desejar a TODOS "Um Feliz Natal", quem sabe, com algumas pratinhas e outras coisinhas também!)

8 comentários:

Jelicopedres disse...

Pois era!
Sabes onde é que eu também trocava as pratinhas e os bonequinhos que vinham colados nos chocolates, (custo de cada chocolate, quarenta centavos)!
Alé de trocar na Escola, era também na Missa de Domingo.
Cada uma tinha o seu Missal.
Agora, imagina nós (à socapa) a trocar "miminhos, em forma de pratas e bonequinhos"...!
Estávamos cá com uma atenção que só visto!
O pior era quando a Maria Carvalha passava à minha porta, ao sair da Missa ia a correr contar à minha mãe.´..
«Sra. Júlia, a sua filha Teresinha esteve durante a Missa sempre desatenta e a falar com as amigas e a trocarem "papéis"»
Claro que depois, sobrava para quem?!!!
Imagina!................
Beijos;)

Anónimo disse...

Surpresa mesmo!Não sei comentar...
Bjs
Juja

Carolina disse...

Palavra puxa palavra!
Lembrança puxa lembranças!
Memórias ao de cima!
bjhs

Anónimo disse...

É verdade eu tinha um livro cheio de pratinhas.

Coisas da Vida disse...

Mas que memórias tão deliciosas as da Juja... Eram os nossos tempos, quando um chocolatinho significava tanto! E, depois, a pratinha! Que linda! Colorida e tão brilhante! Também eu a alisava cuidadosamente com o dedo e a reservava nas páginas dos livros que, já nesse tempo, faziam os meus dias...
Lembro-me que a árvore de Natal também era embelezada com pratinhas e com chocolates atados com linhas às agulhas do pinheiro. E mais nada! E era tanto! Saber eu que viria a comer todos aqueles coelhinhos, carrinhos, sombrinhas, etc... Era uma alegria!
Outros tempos!

Coisas da Vida disse...

Ainda bem que gostaste da Avé-Maria do Fernandinho... Ele que é tão polémico, tão anti-religião; ele que contesta tudo e que tudo enche de uma modernidade que veio a espantar o mundo das letras!
A Kátia Guerreiro canta-a muito bem. Podes ouvir no site dela: é só escreveres "Kátia Guerreiro" no google e, depois, procura que deves encontrar... Jinhos e obrigada pelas visitas e pelos comentários.

Coisas da Vida disse...

Ainda a propósito do MENNO, do Natal e das actividades que vamos realizando, visita, se quiseres, o meu fotolog: http://www.fotolog.com/fatabeja

Anónimo disse...

Pois era assim no nosso tempo, e sabia tudo muito bem, e com qualquer coisa agente brincava, eramos felizes, um Bom Ano Carolina entra com o pé direito eu vou tentar fazer o mesmo, bjhs e um bom ano 2009 para ti e toda a tua família.